SOBRE O CURSO

O programa do curso de especialização em Educação Especial privilegia uma abordagem multidisciplinar voltada à compreensão do sujeito que apresenta características Especiais de aprendizagem. É destinado aos profissionais da educação ou de áreas afins, da rede pública ou privada, que queiram apropriar-se dos fundamentos teóricos e práticos da Educação Especial para atuar junto às escolas e nelas desenvolver ações especializadas.

Os cursos de Pós Graduação – Lato Sensu presencial – objetivam completar a formação de recém-graduados, como também atualizar e capacitar aqueles que estão trabalhando ou que pretendem retornar ao mercado de trabalho. A Pós-Graduação acompanha as transformações que acontecem nas demandas da formação profissional, sendo, por isso mesmo, mais flexível e inovadora do que as graduações: a pós-graduação sugere novos direcionamentos da educação continuada, enquanto sua importância se evidencia exatamente por estes motivos: o de completar e o de retornar ao mercado de trabalho como sujeitos construtivos e produtivos.

 

Objetivos do Curso:

  • Apropriar-se de conhecimentos teórico-metodológicos que permitam o reconhecimento e a identificação das necessidades educacionais especiais, a fim de contribuir com a concretização de uma educação que valorize a diversidade humana e que faça valer o direito à educação para todos.
  • Desenvolver conceitos fundamentais de Educação Especial e Inclusão. Desenvolver nos profissionais habilidades e competências para atuar numa perspectiva educacional inclusiva.
  • Desenvolver atividades teóricas e práticas que referendem a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais em contextos ditos regulares.

 

 

MATRIZ CURRICULAR

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

Didática e Metodologia do Ensino Superior

50h

Historia e política da educação especial

Educação inclusiva

50h

Avaliação Psicopedagogica dos Alunos com Necessidades Especiais

50h

Metodologia Cientifica I

50h

A Profissionalização dos Deficientes no contexto atual

50h

A família, a escola e a comunidade na relação com os portadores de necessidades especiais

50h

Ética profissional

50h

Educação de alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência mental e/ou física ( paralisia cerebral)

50h

Metodologia cientifica II

50h

Monografia  
TOTAL

450h

(85) 3454-1299      |   (85) 9 9756-6262